24 de julho de 2009

Faz frio aqui na terra do nunca.

INVERNO. Acabei de ir ali na frente pegar o Jornal. E cara, parecia que o vento estava dando socos na minha cara. Friozinho de vez em quando é bom, ir pra serra, curtir a redenção em uma tarde especialmente fria e aproveitar pra ficar em casa curtindo com o namorado momentos de eterno romance (Mesmo que esse último não se aplique a mim). Tá certo que o inverno é sim uma oportunidade das pessoas redescobrirem a elegância que a paisagem branca traz, até por uma questão de auto-preservação, ninguém quer morrer de frio. E que forma melhor de fazer isso, se não com elegãncia? Eu adoro comer fondue, e ver um filme de baixo das cobertas. Mas será que alguém ainda aguenta acordar e ter que deixar a sua cama quentinha para o ar gelaado da rua?

Convenhamos, ninguém aguenta mais parecer um saco de batatas de tão encasacada, ficar desejando a todo momento, capuccino, nescau quente, cafés diversos (ai delícia), sopas, coisas quentes e ficar com a sensação que meus pés terão que ser amputados toda vez que eu vou dormir com eles gelando a cama. Não aguento mais ficar parecendo um urso toda vez que eu saio, e ter que sair da minha cama quentinha de manhã para o ar antártico da rua. Alguma dúvida de que o nariz escorrendo já cansou?

E - claro - o fator crítico: Discordo de qualquer um que diga que o inverno não dá vontade de comer. Quem em sã consciência não fica sempre tentado as delícias quentes nesta época do ano? Pratos assados, salgados de forno saindo fumacinha, chocolates derretidos, combinações cruéis que nós fazem sair do inverno para a primavera em verdadeiro desespero pelos 20kg que ganhamos por todos os 527º cafés que tomamos ao longo dos dias. O frio acaba me deixando comilona, emburrada, angustiada, compulsiva. Eu não sou fã, mas até um xis me deixa louca, só por ver a fumacinha saindo dele.

O verão pode ter todos os problemas de sempre, nós ficarmos nojentas por qualquer coisa e termos que tomar 5 banhos por dia, o fato de que nenhum lugar tem ar condicionado suficientemente bom pra ficarmos bem. O de que (pra quem fica em Porto Alegre no verão) o centro vira um lugar que exala odores inimagináveis com o sol batendo. Mas será que não podemos ficar felizes por não quase chorarmos pra tomar banho pelo vento desgraçado que bate bem na hora que a gente tira a roupa? E por não ter todas as "ites" atacando ao mesmo tempo que um resfriado vem te incomodar? O verão te faz vestir tecidos leves, e te sentir como os tais. Te faz poder ficar até tarde na rua, tomar um sorvete no fim da tarde com os amigos, e as 20h ainda ser cedo pra voltar pra casa. Vai dizer que qualquer paisagem colorida, cheia de verdes, não é capaz de nos fazer sorrir no verão? Poder ir a uma festa sem deixar 80% da sua roupa na chapelaria, deitar na beira-do-mar e olhar pro céu, curtir um violão á luz da lua.. as novas amizades, a consumação perfeita das antigas, a vibração mais que positiva da praia, da manga cavada. Mesmo pra quem fica em Forno Alegre, quer vibração melhor que não precisar estar sofrendo com doenças invernais e gordurinhas fora do lugar?

... É. Ainda faltam dois meses para eu começar a sentir qualquer calorzinho, e enquanto isso, protejam os rostos, comprem luvas e muitos BENEGRIPES e - aproveitando a oportunidade - juntem-se a mim tomando um chocolate quente, na Terra do Nunca.

Nenhum comentário: